quinta-feira, 10 de março de 2011

Encontro 1 - Campanha da Fraternidade 2011


O que é a Campanha da Fraternidade?

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Ela é realizada desde 1964 o objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Como o tema é escolhido?

Os temas das Campanhas não são impostos pelo episcopado brasileiro. Pelo contrário, há todo um processo de consulta às comunidades, pastorais e agentes. "Especialmente nos últimos 20 anos, a Campanha assumiu temas de envergadura social bem ampla, para que a Palavra e a experiência de fé possam iluminar cada situação", sublinha padre Luiz Dias, secretário executivo da CF.

Os temas são escolhidos sempre com dois anos de antecedência, para que se possa ter tempo de trabalhar no texto-base e alavancar reflexões, bem como desenvolver outros textos de caráter litúrgico, catequético e outras iniciativas. Da mesma forma, o processo de escolha do hino conta com um processo de escolha com ampla participação popular.

"O processo de escolha é bastante participativo, uma vez que faz as pessoas que estão com 'a mão na massa' se mobilizarem e propor os temas", explica o secretário geral da CNBB, finaliza Dom Dimas.

Qual o tema e o lema deste ano?

Tema – Fraternidade e vida no planeta
Lema – A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)

O lema da CF 2011 é retirado de uma das várias cartas escritas por São Paulo, que possui uma "visão cósmica da salvação", conforme explica o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa. "Para Paulo, a salvação não é assunto referente apenas às almas, nem somente aos cristãos, é algo que diz respeito à humanidade toda. Mais ainda, a todo o universo. Jesus é o mediador de uma nova e eterna aliança que tem repercussões cósmicas. Nesse sentido, Paulo lembra que a criação inteira ainda aguarda sua plenitude, que realiza-se em Cristo, porque n'Ele todas as coisas foram feitas", salienta o bispo.

Nessa perspectiva, o ser humano precisa assumir seu papel de cocriador na criação, enquanto administrador de tudo o que foi criado por Deus. "As Campanhas anteriores tiveram um foco bem saliente nos sofredores e pobres, necessitados, e é importante que seja assim. No entanto, o foco agora se alarga para pensar na vida do planeta como tal. Afinal de contas, nem pobres ou ricos sobreviverão se o planeta for destruído", pondera Dom Dimas.

Qual o objetivo da Campanha da Fraternidade 2011?

Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
Quais estratégias serão adotadas?

• Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas,religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento;
• Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente;
• Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.

O que eu posso fazer?

Para colaborar com o meio ambiente basta ações simples, mas eficazes. Além disso, precisamos de oração constante. Se todos passarem a adotá-las, a Terra respirará aliviada. Veja, abaixo, pequenas ações que você e sua família podem fazer:

• Separar o lixo seco do lixo orgânico;
• Evitar usar sacolas de plástico e adotar o uso de sacolas retornáveis, as ecobags;
• Evitar usar copos, talheres e pratos descartáveis;
• Racionar o consumo de energia e água;
• Não jogar lixo nas ruas, não poluir matas, rios e praias;
• Adotar o consumo consciente e responsável.

Desenvolvimento x Sustentabilidade
A degradação do meio ambiente tem causado inúmeros desastres ambientais. Este ano, cidades do Rio de Janeiro sofreram com fortes enchentes e, este mês, o Japão sofreu com fortes terremotos e tsunamis que ocasionaram na morte de centenas de pessoas e outras tantas estão desaparecidas.

Estes desastres naturais são causados pelo aquecimento global. Quanto mais emitimos gases na Terra, mais elevamos a temperatura do planeta e, consequentemente, o clima em diversas regiões é modificado. Esses gases são emitidos pelas queimadas, fábricas, automóveis, entre outros.

Acerca da noção de desenvolvimento sustentável, o secretário-geral da CNBB adverte que todos querem desenvolvimento, mas é preciso buscá-lo com responsabilidade. "Muitos países estão pouco interessados com o futuro e investem em processos contra o meio ambiente. Isso é irresponsável, pois o que está em jogo não é a vida da geração de hoje somente, mas das gerações futuras, ameaçadas quando iniciativas públicas não são feitas com responsabilidade".

A preocupação com ecologia é presença de longa data nas CF's. Já em 1979 acontecia a primeira Campanha com viés ecológico, com o tema "Por um mundo mais humano" e o lema "Preserve o que é de todos". Após, houve outras campanhas com a presença do tema ecológico, como "Fraternidade e Água" (2004) e "Fraternidade e Amazônia" (2007), por exemplo.
Oração da Campanha da Fraternidade 2011
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.

Fonte: CNBB, site da Canção Nova e wikpédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário