terça-feira, 12 de abril de 2011

Encontro 4 - Abraão e o povo de Deus

Abraão foi o nosso primeiro patriarca, também chamado de pai da fé. A sua história é muito bonita e está descrita no livro de Gênesis da Bíblia Sagrada. Abraão vem da nona geração de Sem. Sem foi um dos filhos do patriarca Noé, aquele que todos conhecem por ter sobrevivido às águas dilúvio.

Abrão era casado com Sarai. Ambos já estavam em uma idade avançada, mas não tinham, ainda, nenhum herdeiro, pois Sarai era estéril. Um certo dia, Deus fala com Abrão e faz uma promessa divina com ele: Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engranderecei o teu nome, e tu serás uma bênção. (Gênesis 12:1-2).

Obediente, Abrão parte com sua esposa Sarai e seu sobrinho Ló para Canaã. Depois dessa longa jornada, o primeiro local onde Abraão esteve teria sido em Siquém, no carvalho de Moré, onde habitavam os cananeus. Ali Deus apareceu a Abraão e lhe confirmou a promessa de dar aquela terra à sua descendência.

A jornada de Abrão foi longa e ele passou por muitas provações. Ele passou pelo Egito, onde o faraó desejou Sarai sem saber que ela era esposa de Abrão que, temendo ser perseguido, pediu a mulher que fizesse de conta que era sua irmã. Depois disso, o Egito sofre com uma enorme seca e Abrão retorna para Canaã.

Com o tempo, Abrão se separa de Ló, seu sobrinho. A pedido de sua esposa, Abrão aceita ter um filho com a escrava Hagar. Da relação nasce Ismael. Porém, os conflitos entre Sarai e Hagar fazem com que a escrava vá embora. No caminho, o Anjo do Senhor apareceu-lhe quando se encontrava junto a uma fonte de água, convencendo-a a retornar, sujeitar-se à sua senhora e lhe prometendo um futuro grandioso para seu filho.

Aos noventa e nove anos, novamente Deus aparece a Abrão, confirmando-lhe a sua promessa. Deus ordena que Abraão e todos os homens de sua casa fossem circuncidados. E que toda criança do sexo masculino que nascesse receberia esse sinal ao oitavo dia. Além disso, Ele mudou seu nome de Abrão para Abraão que significa: pai de uma multidão e anuncia que ele e sua mulher teriam um filho. E um ano depois nasceu Isaac. Começou, então, a se formar o povo que Deus prometera a Abraão.

Alguns anos depois, Deus pediu a Abraão que oferecesse seu filho único e querido, em sacrifício. Abraão não entendeu e sofreu muito, mas acreditou em Deus e obedeceu. Quando estava pronto para oferecer seu filho, um anjo segurou sua mão e disse: "Abraão, não faças mal ao menino! Agora sei que temes a Deus: tu não me recusaste teu filho, teu único" (Gn 22, 12).

Deus o abençoou, por tão grande prova de fé, e fez com ele uma aliança, anunciando que da sua descendência nasceria o Salvador. (Gn 22, 1-18). Isaac se casa com Rebeca e, da união, nasce Esaú e Jacó. Jacó, por sua vez, teve 12 filhos. Um deles era José que, sendo muito invejado pelos irmãos, é vendido para o faraó.

José tinha o dom de interpretar e, uma certa vez, o faraó sonhou com "Sete vacas magras comiam sete vacas gordas e sete espigas secas destruíam sete espigas cheias".José disse ao faraó que aquele sonho era um aviso do que iria acontecer: depois de sete anos de fartura na colheita, haveria sete anos de seca.

Depois disso, José é nomeado vice-rei do Egito e, como tal, ajuda o país a se preparar para a temporada de “vacas magras”, salvando, inclusive, seus familiares do tempo ruim. Ele perdoou seus irmãos e seu pai. Instalados no Egito, então cresceram e se tornaram um povo muito numeroso. Antes de morrer, Jacó abençoou todos os seus 12 filhos e anunciou que dos descendentes do seu 4º filho, Judá, deveria nascer aquele que era esperado por todas as nações, o Salvador Jesus.


Assim como Deus chamou Abraão, Isaac e jacó, Deus chama cada uma de nós para uma missão, grande ou pequenininha. Muitas vezes não a entendemos, não gostamos ou até achamos impossível cumpri-la. Coragem! Tenha fé, confie no amor e na vontade de Deus para você!Deus não se engana e nem nos engana.


*trechos retirados do www.catequistasheila.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário