terça-feira, 21 de junho de 2011

Encontro 13 - Papas


Você já deve ter ouvido falar sobre o Papa, não é mesmo?
Por isso hoje o nosso assunto é o papa.

Quem é o Papa?
O Papa é o chefe da igreja católica que mora no Vaticano que fica em Roma, na Itália.

Quem foi o primeiro papa?
O primeiro papa foi Pedro, discípulo de Jesus. São Pedro foi escolhido por Jesus, que disse: Pedro, sobre ti edificarei a minha igreja.

Quem é o Papa agora?
É o papa Bento XVI. Ele governa a Igreja com muita sabedoria, humildade e santidade.

A igreja teve quantos papas?
Nesses 2000 anos a igreja católica já teve mais de 260 papas.

Como se escolhe um Papa?
Quando um papa morre os cardeais se reúnem em Roma e escolhem um novo Papa. O escolhido fica no cargo até o dia em que Jesus o chama para o céu.

O que faz o papa?
Para nós católicos, o papa é a autoridade máxima da igreja, um exemplo de comportamento religioso para todos nós. O papa decide quem será beatificado e quem será canonizado. Por exemplo, Frei Galvão é o primeiro Santo brasileiro e quem decidiu isto foi o papa Bento XVI, depois de saber dos milagres que Frei Galvão realizou. O Papa também orienta os católicos sobre os caminhos que devem seguir e tem um papel internacional muito importante.

Quando o Papa Bento XVI veio ao Brasil?
O Papa visitou o Brasil do dia 09 a 13 de maio de 2007. Ele visitou, pela primeira vez, o Brasil e presidiu, em Aparecida, a abertura da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe que aconteceu naquele ano. O Papa veio para iluminar, com sua palavra, a Igreja presente em nosso continente, para que ela se torne mais santa e missionária.

Qual foi o tema da Conferência?
O próprio Papa Bento XVI escolheu o tema da Conferência . O tema foi: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que, nele, nossos povos tenham vida. Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

Mais sobre o Papa - Papa (possivelmente provém do Latim "Papa", do Grego Pappas uma palavra carinhosa para pai) é o Bispo de Roma e, como tal, é o líder mundial da Igreja Católica (isto é, do Rito Latino e das Igrejas Orientais Católicas em plena comunhão com Roma). O atual pontífice é o Papa Bento XVI, que foi eleito no conclave em 19 de abril de 2005. O Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais, e seu posto é vitalício. Seu cargo eclesiástico é chamado de Papado e sua sede de "Santa Sé", o papa também é o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano,[6] uma cidade-estado soberana enclavada por Roma.

O papado é uma das instituições mais duradouras do mundo, e teve uma participação proeminente na história da humanidade. Os papas na Antiguidade auxiliaram na propagação do cristianismo e a resolver diversas disputas doutrinárias. Na Idade Média eles desempenharam um papel secular importante na Europa Ocidental, muitas vezes, servindo de árbitros entre os monarcas e evitando diversas guerras na Europa. Atualmente, para além da expansão e doutrina da fé cristã, os Papas se dedicam ao diálogo inter-religioso, a trabalhos de caridade e à defesa dos direitos humanos.

Declarações oficiais da Igreja Católica professam que Jesus designou São Pedro como "pastor" e "rocha" da Igreja, e os Papas, seus sucessores, realizariam um papel análogo no Colégio dos Bispos ao de São Pedro no Colégio dos Apóstolos, do qual o Colégio dos Bispos, uma entidade distinta, é o sucessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário