quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Hoje é Quarta-feira de Cinzas

Hoje é Quarta-feira de Cinzas. Mas você sabe o que isso significa para nós, cristãos?

Hoje iniciamos o período da Quaresma. Esse é aquele período de 40 dias que nos prepara para a Páscoa.

E como inauguramos? Recebendo cinzas sobre nossa cabeça. Cinzas evoca aniquilamento, destruição, humilhação, dor, morte, luto, caducidade. "Virou cinza", dizemos nós. Simboliza também humildade e penitência. Mas, porque usamos cinzas? Porque de fato somos pó!... Porém, não reduzimos a pó! Jesus ressuscitado veio fazer brotar vida de nossas cinzas. É só aceita-lo, ter fé nele, converter-se e fazer penitência, isto é, aperfeiçoar nosso viver com Deus, com os irmãos e com a natureza toda. Por isso que, ao receber as cinzas, ouvimos do ministro as palavras: "Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar"; ou então: "Convertei-vos, e crede no Evangelho". Fonte: Frei José Ariovaldo da Silva

A liturgia da Quarta-Feira de Cinzas recorda-nos nossa condição de mortais: "Memento homo quia pulvis es et in pulverem reverteris - Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó hás de voltar".


Neste início de Quaresma, procuremos, mais ainda do que a mortificação corporal, aceitar o convite que a Liturgia sabiamente nos faz, combatendo o amor próprio com todas as nossas forças. "Procurai o mérito, procurai a causa, procurai a justiça; e vede se encontrais outra coisa que não seja a graça de Deus". (Sto. Agostinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário